Analistas também devem usar o divâ?
- Daniel Oliveira Freitas
- 31 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Muitos psicanalistas resolvem trabalhar a fim de " ajudar os outros"porém ao dizer que você vai ajudar as pessoas quer dizer que se senti em um patamar acima dos outros,e quer fazer os outros a atingir o seu patamar.isso passa a ideia de que os outros precisam e você não precisa e que tem alguma coisa a dar a ela.
Porém isso é totalmente o contrario e não condiz com a psicanalise,a ideia da psicanalise é a ideia de igualdade,pois todos sofremos de miséria humana,a miséria humana foi igualmente dividida entre nós,então quando pensamos na nossa condição humana eu não posso falar de " eu vou ajudar você",por que eu também sofro de humanidade. O psicanalista é alguém que também tem problemas,ele apenas trabalha seus problemas de um jeito especifico,ao ponto de os deixar em segundo plano.
Quando um paciente está a nossa frente,o psicanalista não tem a pretensão de resolver os problemas deles,pois um bom analista sabe que ele não resolve nem os seus.O psicanalista não " ajuda" e sim cria condições para o analisando a si perceber,a si ouvir e a si validar.
Diferente das outras disciplinas,de uma maneira geral,elas tem um metrica,uma técnica que tem um " padrão de funcionamento" e as pessoas devem ser encaixadas nesse padrão,em geral um padrão de comportamento e esse padrão tem uma referencia de normalidade,onde as pessoas " devem ser encaixadas nesse padrão" para serem consideradas mais ou menos normais. De maneira geral as psicologias trabalham dentro desta lógica,a psicanalise não.
A Psicanalise tem outra proposta,onde se deve desenvolver uma teoria psicanalítica á cada paciente a mim apresentado. O jeito do psicanalista atender e a sua referencia do que é saúdavel e do que é doentio,vai depender dos refenciais vindos do analisando..
O Analista não da ajuda,ela ira criar condições para que o analisando se envolva a partir dos próprios referenciais,essa é a essência de ser um bom psicanalista.
Portanto um bom psicanalista também faz análise,também deve deitar no divã,como toda a humanidade. è onde se começa de verdade a sua clinica analítica,fazendo nalise,dando conta de si. Onde se terá a percepção de seu funcionamento mental para se ter intimidade com seu funcionamento mental desenvolvendo sua habilidade.
Fazendo analise vera que não se resolve tudo em uma sessão só,onde você não tera aquela ansiedade de entender tudo em uma sessão,e terá a noção de tempo,o processo aacontece dentro de um tempo,não é o seu tempo e sim o tempo do paciente,e isso a gente só aprende fazendo análise, o psicanalista ira entender verdadeiramente os processos que regem a terapeutica analitica.
Comments